Português
Home Up Deutsch Español Français Italiano Português Chinese

Enter keywords


Exact match


Advanced Search
Feedback
Site Map

 

Other languages
Deutsch
Español
Français
Italiano
Português

 

Do you love this site?

 

Bem vindo às minhas páginas SPSS

Eu comecei a utilizar o SPSS em 1992. Como sou um actuário, eu utilizo-o essencialmente para:

limpar dados (encontrar erros)
analizar a severidade de sinistros e frequência participações
adaptar funções de diferentes distribuições a participações de sinistros
realizar análises de risco utilizando os métodos de Monte Carlo e (inesperadamente)
analisar dados de inquéritos

Considero, ainda, que as opções de elaboração de gráficos no SPSS são muito poderosos e muito úteis para a visualização de dados.

Desde Dezembro de 1998 que tenho participado no grupo de discussão SPSSX-L e no newsgroup comp.soft-sys.stat.spss. Estas participações aumentaram o meu grau de conhecimento acerca SPSS em cerca de 25. Tenho aprendido muito com muitos utilizadores do SPSS, tais como:

John Hendrickx, Hector E. Maletta, Rolf Kjoeller, David Marso e Neila Nessa.

Pelo meu lado, respondi a cerca de 2100 questões colocadas nestes dois grupos de discussão. É mais divertido aprender o SPSS através da resposta a questões reais, do que a ler livros e a "inventar problemas" para  resolver. Acho que a diversidade de problemas e situações com que nos deparamos nestes grupos fascinantes. (E isto, provavelmente, diz muita coisa acerca da minha personalidade happyFace2.gif (633 bytes)).

Para uma visão geral da minha página, queiram consultar o mapa do site.

 

Objectivo destas páginas

O principal objectivo destas páginas é o de apresentar técnicas e truques que aumentam a produtividade de todo o tipo de utilizadores do SPSS. O seu feedback é bem-vindo!

Eu sou o autor das 525+ sintaxes, macros e rotinas incluídas neste site. No fundo, são as respostas a questões colocadas nos dois grupos mencionados acima (ou questões que me foram colocadas directamente por correio electrónico). Contudo, incluo, também, linhas de programação que obtive de duas fontes essenciais: o SPSS AnswerNet ou da internet.

Este site inclui um FAQ e páginas de truques, um cantinho para novos visitantes, etc. Consulte o  mapa do site para obter uma ideia geral do que pode encontrar aqui :-)

 

Partilhe o que sabe, aprenda o que não sabe!

Convido-o a contribuir para o melhoramento deste site.

Por exemplo, se tiver uma sintaxe, macro ou linha de programa que realize algo que não esteja explicado neste site, envie, por favor, uma cópia (ou envie-me o link onde encontrou esta informação) e eu inclui-la-ei na minha página com a citação do seu nome. Este informação deverá obedecer a algumas regras:

  1. funcionar com uma das bases de dados que são fornecidas com o SPSS, ou
  2. conter dados mudos (utilizando, preferencialmente, os comandos DATA LIST ou INPUT PROGRAM)

bem como uma breve descrição dos seus objectivos. Não seja tímido! Se desejar, não farei qualquer menção ao seu nome, dizendo simplesmente que se trata de uma contribuição de um autor anónimo. Como prémio, e se eu considerar que o programa pode ser melhorado, enviar-lhe-ei uma cópia. Os créditos da versão melhorada continuam a ser seus (assumindo que não se importa). Não tem nada a perder! Ajude-me a tornar este site no melhor site do SPSS possível. Envie-me um e-mail e inclua o seu programa como "attachment". 

Sugestões para sintaxes, macros, programa, FAQ ou truques serão, também, bem-vindas.

 

Avisos

Este site não é patrocinado pela SPSS Inc. Eu sou, apenas, um utilizador entusiasta do software SPSS.

Ainda que não esteja certo acerca do significado legal do texto seguinte, vou afirmá-lo de qualquer maneira (somente para proteger os direitos dos autores cujos programas são reproduzidos nestas páginas)

"Todos os programas apresentados neste site permanecem propriedade do seu autor original, quer o seu nome seja referido, quer não. Ao realizar o download de um programa a partir deste site, você é totalmente responsável pelo facto de que este preenche as suas necessidades, e que os autores não são responsáveis por qualquer perda resultante do seu uso." 

Dito isto, o programa que eu escrevi pode ser utilizado livremente, ou incluído no seu site, mas não pode ser vendido ou, de outra forma, distribuído a terceiros sem autorização por escrito. No que diz respeito ao site, ele não pode ser copiado sem a minha autorização expressa.

Divirta-se!

Raynald Levesque

Montreal, Canada

"O melhor que um homem pode fazer à sua criança é amar a sua mãe"

 

 

This page was last updated on November 13, 2003.  Raynald's SPSS Tools

© Raynald Levesque 2001-04